O Instituto de Pesquisa Tributária – IPT surgiu em agosto de 1999, de forma despretensiosa.

Inicialmente, era apenas um grupo de uns 15 amigos recém-formados, que se reuniam semanalmente, para juntos tomar café da manhã no antigo Hotel Crowne Plaza (em São Paulo, na Rua Frei Caneca), ansiosos por debater e aprofundar seus conhecimentos na área do Direito Tributário. Em alusão ao cenário das reuniões, o primeiro nome dado ao grupo foi de “Café com Tributos”.

Nessas reuniões matutinas, o grupo debatia os mais diversos temas de Direito Tributário, desde os mais básicos aos mais complexos. Servia até como uma espécie de pós-graduação para os seus membros, na medida em que antes de participar de cada reunião semanal, cada um tinha que ler o material selecionado e pensar no endereçamento das questões previamente formuladas.

Em 2010, o grupo acabou se formalizando e se tornou uma associação sem fins lucrativos, passando a levar o nome de Instituto de Pesquisas Tributárias. Todavia, o principal “modus operandi” continuou o mesmo: debates em cafés da manhã de algum hotel nas imediações da Avenida Paulista. O número de membros foi aumentando organicamente, na proporção de uns 2 ou 3 por cada ano.

Atualmente, o IPT conta com mais de 50 membros e, hoje, todos com muito mais experiência (acadêmica e profissional) e histórias para contar. Os membros do IPT têm atuação variada no âmbito profissional, tanto em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas, como na carreira pública, e mesmo alguns que já atuaram ou que atuam em funções judicantes dos tribunais fiscais administrativos. Hoje, as reuniões são mensais, com a participação também de profissionais da área jurídica convidados a expor sobre temas que lhes são de especialidade.

Em função do desenvolvimento da internet no curso da existência do Instituto, há ainda grande interação no debate jurídico entre seus membros por e-mail em e-group, bem como em grupo de whatsapp.

Diferentemente de muitas outras entidades de estudos jurídicos, o que distingue o IPT das demais, apesar do seu crescimento, certamente ainda é a sua pessoalidade. Por ser uma entidade fechada e relativamente pequena (em termos numéricos), todos os membros se conhecem bem e se admiram mutuamente, o que faz crescer e frutificar os sentimentos de companheirismo e cumplicidade.

Mas nem por isso o Instituto se fechou em si mesmo, muitas contribuições já foram propiciadas à comunidade jurídica. Diversos livros foram editados conjuntamente pelos membros do IPT, especialmente com o intuito de estudar os aspectos teóricos e práticos da tributação em vários setores da economia (agronegócio, energia elétrica, telecomunicações, entre outros). Foram apresentadas Respostas Técnicas às Consultas realizadas pelo Governo para a sociedade. Além disso, diversos eventos foram organizados pelo Instituto (incluindo seminários sobre os impactos tributários no “novo” Código Civil e sobre os aspectos tributários do novo Código de Processo Civil, entre outros).

O Instituto tem buscado corroborar com o aperfeiçoamento da legislação tributária, e do ambiente e relacionamento entre o Fisco e o contribuinte, participando ainda de consultas e audiências públicas mediante a entrega de sugestões.

No ano de 2017, o IPT atinge a sua maioridade, o que exige o enfrentamento de novos desafios. E na área tributária o que não faltam são novos desafios, a cada dia. Esse é o combustível que move a nossa entidade.

Vida longa ao Instituto de Pesquisas Tributárias!